Interpretação de história em quadrinhos
O
Globo, Globinho, Rio de Janeiro, 13 out. 1996.
1) Nas histórias em quadrinhos, o que os
personagens falam é apresentado em balões de fala. Releia as falas do último
quadrinho: “ Lembra-se quando pensamos que delegando funções a
eles nós os faríamos se comportarem como adultos? Funcionou.”
Delegar funções = atribuir tarefas, deveres; encarregar de
realizar certas ações.
a)
Pela
história ficamos sabendo uma função que os pais delegaram aos filhos. Qual?
b)
Como
essa função foi distribuída entre os dois filhos?
2) Identifique, na discussão entre os dois
irmãos, os argumentos que cada um usa:
a)
Que
argumento o irmão usa para justificar que a irmã deve levar o lixo para fora,
naquele dia?
b) Que argumento a menina usa para rebater
o argumento do irmão?
c)
O
irmão concorda ou não com o argumento da irmã? Que novo argumento ele usa para
defender seu ponto de vista?
3) Os filhos discutem, brigam, acusando um
ao outro. Para o pai, esse é um comportamento próprio de crianças e
pré-adolescentes, ou é um comportamento de adultos? Justifique sua resposta.
4) Com que objetivo os pais delegaram
função aos filhos? Para o pai, esse objetivo foi alcançado? Por quê?
5) História em quadrinhos é uma história
contada por meio de palavras e de desenho. Observe e analise o que o
desenho conta:
a)
No
primeiro quadrinho, o que é que os dois irmãos estão lendo? Como eles estão se
sentindo?
b)
No
segundo e no terceiro quadrinhos, as expressões dos rostos, os gestos, as
atitudes dos dois irmãos mostram o que eles estão sentindo: o que é?
c) Enquanto o pai está falando com a mãe
no último quadrinho, o que está acontecendo entre os dois irmãos? Como ficamos
sabendo?
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