quarta-feira, 2 de maio de 2018

Para utilizar no laboratório de informática - História em quadrinhos

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Interpretação de história em quadrinhos

                                                                    O Globo, Globinho, Rio de Janeiro, 13 out. 1996.

1)      Nas histórias em quadrinhos, o que os personagens falam é apresentado em balões de fala. Releia as falas do último quadrinho: “ Lembra-se quando pensamos que delegando funções a eles nós os faríamos se comportarem como adultos? Funcionou.”
Delegar funções = atribuir tarefas, deveres; encarregar de realizar certas ações.

a)     Pela história ficamos sabendo uma função que os pais delegaram aos filhos. Qual?




b)     Como essa função foi distribuída entre os dois filhos?



2)      Identifique, na discussão entre os dois irmãos, os argumentos que cada um usa:

a)     Que argumento o irmão usa para justificar que a irmã deve levar o lixo para fora, naquele dia?

b)     Que argumento a menina usa para rebater o argumento do irmão?


c)     O irmão concorda ou não com o argumento da irmã? Que novo argumento ele usa para defender seu ponto de vista?

3)      Os filhos discutem, brigam, acusando um ao outro. Para o pai, esse é um comportamento próprio de crianças e pré-adolescentes, ou é um comportamento de adultos? Justifique sua resposta.



4)      Com que objetivo os pais delegaram função aos filhos? Para o pai, esse objetivo foi alcançado? Por quê?


5)      História em quadrinhos é uma história contada por meio de palavras e de desenho. Observe e analise o que o desenho conta:

a)     No primeiro quadrinho, o que é que os dois irmãos estão lendo? Como eles estão se sentindo?



b)     No segundo e no terceiro quadrinhos, as expressões dos rostos, os gestos, as atitudes dos dois irmãos mostram o que eles estão sentindo: o que é?



c)       Enquanto o pai está falando com a mãe no último quadrinho, o que está acontecendo entre os dois irmãos? Como ficamos sabendo?

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