terça-feira, 22 de maio de 2018

A Via Láctea - com atividades e gabarito

A VIA LÁCTEA E SEUS ASTROS



Sabemos que o Universo, segundo a Ciência, teve origem a partir do Big Bang. Também sabemos que a gravidade foi importante para o agrupamento da matéria constituindo, assim, os astros do Universo. Mas quais são os astros que existem no Universo?
Há, aproximadamente, 10 bilhões de anos, formou-se, pela ação da gravidade, a nossa galáxia, a Via Láctea.
O nome Via Láctea tem origem grega e significa “caminho do leite”. Recebeu esse nome devido à aparência esbranquiçada que certas regiões assumem no céu noturno. É um belo espetáculo observar nossa brilhante moradia.
Quando observamos a ilustração da Via Láctea, ficamos maravilhados com tamanha beleza e perfeição. Entretanto, uma pergunta curiosa pode surgir: se estamos na Via Láctea, como os cientistas são capazes de fotografá-la? Seria o mesmo se uma formiguinha, andando pelo nosso corpo e segurando uma minúscula câmera fotográfica, tentasse fotografar todo o nosso corpo. Como isso seria possível?
Galáxias são aglomerados de estrelas e outros astros, unidos pela força da gravidade. Algumas galáxias são como a nossa, em formato de espiral. As estrelas mais antigas se localizam no centro e as recentemente agregadas à galáxia, na periferia dela. Assim, observando a ilustração, podemos afirmar que o nosso Sistema Solar é jovem.
A periferia das galáxias, as estrelas são mais afastadas e, no centro, mais unidas. Isso ocorre devido à maior atração entre os astros no centro da galáxia.
Mas você é capaz de observar todos os astros que compõem o Universo? Todos possuem luz própria?
No Universo, existem astros luminosos e iluminados. Os luminosos concentram uma grande quantidade de energia e liberam parte dessa energia na forma de luz e calor, como o Sol. Os iluminados têm energia, mas não a liberam na forma de luz, como a Terra e a Lua. A Lua é o satélite natural da Terra, ou seja, é o corpo celeste que orbita ao redor do nosso planeta Terra.



ATIVIDADE

1. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª referente a alguns astros presentes na Via Láctea.
1. Cometa
(   ) Astro rochoso e sem atmosfera. Geralmente, encontrado numa região entre Marte e Júpiter chamada de Cinturão de asteroides.
2. Meteoro
(  ) Pequeno corpo celeste que orbita uma estrela como o Sol. Por ser formado de gelo, o núcleo de uma cometa, que é sua característica permanente, é muito frágil.
3. Planeta
( ) Enorme esfera composta de gás quente que, em determinado momento de sua existência, funde hidrogênio em hélio.
4. Estrela
( ) Fenômeno que ocorre na atmosfera terrestre, proveniente de atrito de um fragmento de matéria cósmica com a atmosfera. Popularmente, os meteoros são chamados de “estrelas cadentes”.  
5. Asteroide
(  ) Astro que orbita uma estrela em órbitas regulares. É possuidor de uma gravidade significativa em relação aos objetos que o circundam.

Gabarito: 5, 1, 4, 2 e 3.

2. Responda se os astros abaixo são luminosos ou iluminados.

a) Asteroide _______________________________________________
b) Cometa _________________________________________________
c) Estrela __________________________________________________
d) Meteoro ________________________________________________
e) Planeta _________________________________________________

Gabarito:
a) iluminado
b) Iluminado
c) Luminoso
d) iluminado
e) iluminado


3. Qual característica listada pode ser considerada comum ao Sol, a outras estrelas, a uma lâmpada e a uma vela?

a) Possuírem combustíveis nucleares.
b) Realizarem o processo de combustão.
c) Serem constituídos dos mesmos átomos.
d) Terem capacidade de emitir luz própria.

Gabarito: d.

4. A Lua é o satélite natural da Terra. O que significa isso?

Gabarito: Satélites naturais são astros iluminados que orbitam um planeta devido à ação da força gravitacional desse planeta. Então, a Lua orbita a Terra.

5. A Lua é um astro luminoso ou iluminado?

Gabarito: É um astro iluminado, pois não é capaz de liberar energia em forma de luz. A luz da Lua que vemos é o reflexo da luz solar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário