Bicho de goiaba
Fui comer uma goiaba,
— que delícia!
madurinha…
Mas com essa eu não contava,
— oh que pena!
é que tivesse,
lá no meio,
uma feia minhoquinha.
ARG! eu não como essa coisa — tão feiosa e pequeninha.
Já pensou?
— esse bicho esquisito vai parar
lá na minha barriguinha?
De onde vem o bichinho da goiaba?
O bichinho da goiaba é uma larva de inseto. Ele se desenvolve na goiaba após sair de um dos ovinhos que sua mãe – uma mosca – colocou dentro da fruta.
Após o nascimento, a larva cresce se alimentando da polpa da goiaba. Quando a fruta apodrece e cai da árvore, a larva vai para dentro do solo e se transforma em um casulo, como o da borboleta. De dentro desse casulo, sai a mosca adulta.
A mosca que se forma a partir do bicho da goiaba é conhecida como mosca-das--frutas que podem infestar várias outras frutas, como abacate, ameixa, caqui, maçã e pera.
Agora, se você acabou comendo um bicho da goiaba, não precisa se preocupar, pois ele não faz mal, nem causa qualquer doença em seres humanos. Por outro lado, esses bichinhos dão dor de cabeça para muitos agricultores, pois provocam estragos que impedem a venda dos frutos e dão um baita prejuízo!
Disponível em:
de-onde-vem-o-bichinho-da-goiaba/>.
1. De acordo com o segundo texto, o bichinho da goiaba nasce de
a) uma larva de minhoca.
b) um casulo que cai no solo.
c) um ovo que uma mosca colocou na fruta.
d) uma borboleta que colocou um ovo na árvore.
2. No segundo texto, a frase “Por outro lado, esses bichinhos dão dor de cabeça para muitos agricultores, [...].” (ℓ. 10-11), pode-se entender que os bichos da goiaba
a) trazem preocupações aos agricultores.
b) machucam as cabeças dos agricultores.
c) oferecem perigo à saúde dos agricultores.
d) provocam dor na cabeça dos agricultores.
3. Os dois textos abordam o bicho da goiaba, mas apenas o primeiro texto
a) afirma que esse bicho é uma larva de inseto.
b) utiliza versos com palavras que rimam.
c) conta como uma larva vira um mosquito.
d) explica como eliminar esse bichinho.
4. Ao ler o segundo texto, o leitor
a) é convidado a criar bicho da goiaba.
b) aprende a identificar o bicho da goiaba.
c) recebe informações a respeito de bicho da goiaba.
d) conhece uma história inventada sobre bicho da goiaba.
Considere o texto a seguir para responder às questões 05 a 08.
Dica de livro infantil: Férias na Antártica
Olá, resolvi falar um pouquinho sobre um livro que encantou a minha filha de nove anos. Falaremos do livro: Férias na Antártica, de Laura, Tamara e Marininha Klink. Se seu filho gosta de livros de aventuras, vai adorar essa dica.
Isso mesmo, elas são as filhas do navegador e viajante Amyr Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink. O livro relata as lembranças de cinco expedições em família pela Antártica, com fotos, ilustrações e relatos das irmãs que a cada momento se surpreendiam com as descobertas que faziam durante as expedições. São momentos mágicos desde o planejamento das viagens até a sua realização.
Muitos assuntos foram discutidos nos nossos jantares em casa, como a descoberta de uma espécie desconhecida de baleia, o tamanho do krill, as receitas de culinária com gelo, a divisão de tarefas e o espírito de união que uma experiência dessa desperta.
Vale a pena ler com os filhos!!!
E aí papai e mamãe, o que acharam desta nossa dica voltada para o público infantil, já conheciam este livro?
5. Após ler o texto, é possível afirmar que ele foi escrito
a) por um leitor do livro.
b) pelas autoras do livro.
c) por um navegador.
d) por uma fotógrafa.
6. A frase do texto em que se apresenta uma opinião sobre o livro é
a) “Muitos assuntos foram discutidos nos nossos jantares […]”.
b) “[…] já conheciam este livro?”.
c) “Vale a pena ler com os filhos!!!”
d) “Falaremos do livro: Férias na Antártica[…]”.
7. O autor do texto resolveu falar do livro porque
a) encantou a filha de nove anos.
b) gosta de livros de aventura.
c) aprendeu muitas coisas depois da leitura.
d) é um dos livros preferidos da filha dele.
8. O principal objetivo do texto é
a) apresentar ao leitor os principais temas do livro.
b) despertar o interesse do leitor pelo livro.
c) explicar ao leitor a importância da leitura.
d) informar ao leitor detalhes sobre o enredo do livro.
Leia o texto a seguir para responder às questões 21 e 22.
— Filho, comporte-se bem, porque nasce um fio de cabelo branco na minha cabeça cada vez que você me desobedece.
— Xi, papai… Então você deveria ser terrível quando era criança! Olhe só a cabeça da vovó!
9. A expressão “Xi, papai…” é o mesmo que
a) Que legal, papai!
b) É isso, papai!
c) Certo, papai!
d) Nossa, papai!
10. O objetivo do texto é
a) divertir.
b) informar.
c) dar dicas.
d) anunciar.
GABARITO
1. C
2. A
3. B
4. C
5. A
6. C
7. A
8. B
9. D
10. A
Nenhum comentário:
Postar um comentário