Trabalhar com alfabetização é um desafio gratificante para o educador, pois o feedback do seu aluno é diário. Ensinar a ler e a escrever não é apenas codificar e decodifica códigos mas mediar a ampliação de mundo que esta criança terá a partir do momento em que ela apropriar-se do mundo letrado.
Oportunizar atividades significativas auxiliará nesta apropriação e sem dúvida facilitará o trabalho do professor.
Abaixo disponibilizo um acervo de questões de português para o 1º Ano do ensino fundamental I. As mesmas estão com descritores, nível de dificuldades, assunto e gabarito. Espero que os ajudem na maravilhosa arte de alfabetizar.
Exemplos de questões:
Exemplos de questões:
LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS
QUESTÕES 2, 3 E 4:
BATATINHA QUANDO NASCE SE ESPARRAMA PELO CHÃO,
MAMÃEZINHA QUANDO DORME, PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.
Domínio público
QUESTÃO
02
Habilidade: Compreender a função de segmentação dos espaços em branco.
Nível de
dificuldade: Médio
Assunto: Leitura
QUANTAS
PALAVRAS O TEXTO TEM AO TODO?
A)
2
B)
12
C)
15
D)
20
GABARITO: C.
COMENTÁRIO: Letra A (caso a criança
conte 2 frases); letra B (caso a criança não considere SE, A, NO como
palavras); letra D (caso a criança considere os sinais de pontuação e as
palavras “domínio público”).
QUESTÃO
03
Habilidade: Reconhecer unidades fonológicas: rimas.
Nível de
dificuldade: Fácil
Assunto: Consciência fonológica
MARQUE
A PALAVRA QUE RIMA COM CORAÇÃO.
A)
CHÃO
B)
DORME
C)
ESPARRAMA
D)
MAMÃEZINHA
GABARITO: A.
COMENTÁRIO: Todas as alternativas
construídas com palavras da parlenda.
QUESTÃO 04
Habilidade: Reconhecer unidades fonológicas: sílabas.
Nível de
dificuldade: Médio
Assunto: Consciência fonológica
MARQUE
A ALTERNATIVA EM QUE TODAS AS PALAVRAS POSSUAM DUAS SÍLABAS
A)
BATATINHA, ESPARRAMA, MAMÃEZINHA
B)
CORAÇÃO, DORME, CHÃO
C)
DORME, NASCE, QUANDO
D)
MÃO, NO, PÕE
GABARITO: C (o nível de complexidade
da divisão silábica nesta alternativa não interfere no reconhecimento do número
de sílabas quando a criança se baseia apenas no som).
COMENTÁRIO: Letra A (polissílabas);
letra B (mistura de trissílaba, dissílaba e monossílaba); letra D
(monossílabas).
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