domingo, 29 de abril de 2018

40 QUESTÕES DE PORTUGUÊS COM GABARITO - 1º ANO

Trabalhar com alfabetização é um desafio gratificante para o educador, pois o feedback do seu aluno é diário. Ensinar a ler e a escrever não é apenas codificar e decodifica códigos mas mediar a ampliação de mundo que esta criança terá a partir do momento em que ela apropriar-se do mundo letrado.

Oportunizar atividades significativas auxiliará nesta apropriação e sem dúvida facilitará o trabalho do professor.

Abaixo disponibilizo um acervo de questões de português para o 1º Ano do ensino fundamental I. As mesmas estão com descritores, nível de dificuldades, assunto e gabarito. Espero que os ajudem na maravilhosa arte de alfabetizar.

Exemplos de questões:


LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES 2, 3 E 4:


BATATINHA QUANDO NASCE SE ESPARRAMA PELO CHÃO,
MAMÃEZINHA QUANDO DORME, PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.
Domínio público
          
QUESTÃO 02

Habilidade: Compreender a função de segmentação dos espaços em branco.
Nível de dificuldade: Médio
Assunto: Leitura

QUANTAS PALAVRAS O TEXTO TEM AO TODO?

A) 2
B) 12
C) 15
D) 20

GABARITO: C.
COMENTÁRIO: Letra A (caso a criança conte 2 frases); letra B (caso a criança não considere SE, A, NO como palavras); letra D (caso a criança considere os sinais de pontuação e as palavras “domínio público”).


QUESTÃO 03

Habilidade: Reconhecer unidades fonológicas: rimas.
Nível de dificuldade: Fácil
Assunto: Consciência fonológica

MARQUE A PALAVRA QUE RIMA COM CORAÇÃO.

A)    CHÃO
B)     DORME
C)    ESPARRAMA
D)    MAMÃEZINHA

GABARITO: A.
COMENTÁRIO: Todas as alternativas construídas com palavras da parlenda.


QUESTÃO 04 

Habilidade: Reconhecer unidades fonológicas: sílabas.
Nível de dificuldade: Médio
Assunto: Consciência fonológica

MARQUE A ALTERNATIVA EM QUE TODAS AS PALAVRAS POSSUAM DUAS SÍLABAS

A) BATATINHA, ESPARRAMA, MAMÃEZINHA
B) CORAÇÃO, DORME, CHÃO
C) DORME, NASCE, QUANDO
D) MÃO, NO, PÕE

GABARITO: C (o nível de complexidade da divisão silábica nesta alternativa não interfere no reconhecimento do número de sílabas quando a criança se baseia apenas no som).
COMENTÁRIO: Letra A (polissílabas); letra B (mistura de trissílaba, dissílaba e monossílaba); letra D (monossílabas).


ELABORADOR(A): DANIELA PERRI BANDEIRA

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